A infraestrutura de TI tem se tornado um ponto crítico para as organizações. À medida que as empresas dependem mais e mais de sistemas informatizados, os gestores precisam antecipar problemas e evitar acidentes. Neste post, vamos explicar por que um monitoramento 24×7 garante mais segurança aos processos.

O que é o monitoramento 24×7 da infraestrutura de TI

Faz tempo que o velho horário comercial deixou de ser parâmetro para os negócios. Embora algumas companhias ainda funcionem das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, essa não é mais a realidade em diversos segmentos do mercado. Basta pensar num shopping center aberto aos fins de semana ou numa loja de conveniência de um posto de gasolina.

Ainda no comércio de bens e serviços, podemos citar os restaurantes que realizam tele entrega até altas horas da noite, ou mesmo o e-commerce “aberto” a qualquer hora do dia. Isso sem contar o setor industrial, cuja produção a pino pode virar a madrugada.

O que todos esses empreendimentos têm em comum é a necessidade de recorrer a uma infraestrutura de TI. Seja para controlar os processos de fabricação de um automóvel, seja para gerenciar os pedidos numa loja de departamentos, lá estão os sistemas automatizados. E essas soluções, por mais confiáveis que sejam, estão sujeitas a ameaças e ataques digitais.

O monitoramento 24×7, como o nome indica, atua 24 horas por dia, sete dias por semana. Trata-se de uma estratégia proativa. A equipe de plantão pode tomar a ação necessária assim que um incidente ocorra. Também há uma manutenção constante, de forma a antever situações de risco e detê-las antes que o pior aconteça.

Por que recorrer ao monitoramento 24×7 da TI

Para que você perceba com mais clareza as vantagens do monitoramento 24×7 da infraestrutura de TI, listamos elas em tópicos. Confira:

  1. Aumento da resolução de problemas

As equipes de suporte precisam conduzir testes, elaborar diagnósticos e interpretar os resultados para chegar às soluções de um problema de TI. Nem sempre é um trabalho fácil ou imediato.

Ao recorrer ao monitoramento 24×7, você delega o trabalho a especialistas. Eles têm a competência e o conhecimento para buscar respostas eficientes aos desafios do dia a dia.

  1. Diminuição de riscos

O monitoramento constante da infraestrutura de TI também reduz a possibilidade de ataques externos. O próprio sistema acusa movimentações suspeitas e indica possíveis caminhos para evitar problemas. No entanto, às vezes cabe a uma pessoa de carne e osso definir qual será a ação a ser tomada.

Agora imagine que um ataque de ransomware ocorreu no fim de semana e todos os funcionários estão de folga. Caos na certa, né? Melhor contar com uma solução 24×7 para dirimir contratempos.

  1. Elevação da produtividade

Se o sistema cai, a empresa pára. Isso significa prejuízo imediato. Portanto, a infraestrutura deve estar operante o tempo todo, principalmente se as atividades vão além do horário comercial.

Como o monitoramento 24×7 reforça a infraestrutura de TI e segurança dos sistemas automatizados, a organização não perde tempo. O site de vendas permanece no ar e a indústria atinge as metas de produção.

Quer saber mais sobre a relação entre TI e produtividade? Acesse o link e confira!

Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil para você. Obrigado pela leitura e até a próxima.

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