O VMware vSphere oferece soluções de cloud computing que tornam as operações mais seguras e ágeis. A plataforma permite ao usuário tomar decisões rápidas, como já foi falado no nosso blog. E tudo isso é feito sem se abrir mão da proteção dos dados.

A funcionalidade de tolerância a falhas presente no vSphere evoluiu bastante nos últimos anos. O que esse mecanismo faz é replicar uma máquina virtual de um host ao outro de forma síncrona, sendo que o consumo de recursos é o mesmo nos dois servidores físicos. Dessa maneira, os dados permanecem disponíveis ao cliente a qualquer momento. Mesmo que haja algum problema de segurança, as informações não serão corrompidas, pois elas estarão armazenadas em mais de um ambiente.

O uso do VMware vSphere Fault Tolerance (ou simplesmente VMware FT) é recomendado para aplicações que não podem ter downtime, isto é, que devem permanecer operantes o tempo todo. Ele também é válido para arquiteturas que não suportem cluster ou cuja configuração de um cluster possa ser muito complicada de manter.

Para tanto, é necessário observar algumas questões de estrutura. A CPU entre os hosts deve ser compatível e suportar vMotion. Já a rede de replicação precisa ser de, no mínimo, 10Gb. Vale lembrar que o número de vCPUs é limitado a quatro para licenças Standard e Enterprise e oito para Enterprise Plus.

Um ponto que beneficia este tipo de configuração de alta disponibilidade é que ela é independente de configurações no sistema operacional da VM. Toda a configuração é feita no ambiente do hypervisor. Isso permite que qualquer tipo de serviço tenha um cluster de alta disponibilidade sem downtime.

Para mais informações técnicas, confira o guia vSphere Availability. O conteúdo está em inglês.

 

signature-henrique

FECHAR [X]

Quer entender como serviços gerenciados poderão impactar em sua empresa?

Você também pode ligar para nós e conversar com um consultor

51 3061-4446

X

NOVO E-BOOK IMPACTO
DA TI

NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS

Esse ebook ajudará a entender o real impacto da TI no planejamento estratégico da sua empresa!