O portfólio de servidores x86 da Lenovo, incluindo o ThinkSystem, oferece o melhor tempo de atividade da categoria há seis anos seguidos. A informação está na edição mais recente do Global Server Hardware, Server OS Reliability Report, relatório divulgado pela Information Technology Intelligence Consulting (ITIC).

Essa consultoria, com sede em Boston (EUA), realiza pesquisas sobre diversos tópicos relacionados à tecnologia. A missão da ITIC é fornecer conselhos táticos, ajudando fornecedores e empresas a compreenderem os eventos que influenciam e impactam sua infraestrutura e seu orçamento de TI.

Relatório aponta superioridade dos servidores Lenovo

A Pesquisa Global de Confiabilidade de Sistema Operacional e de Servidor 2019 da ITIC contou com a participação de executivos e gerentes de TI de mais de 1.000 companhias em todo o mundo. Como sempre, para manter a objetividade, não houve patrocínio de fornecedores e nenhum dos respondentes recebeu qualquer tipo de remuneração.

O material foi coletado, via internet, entre outubro de 2018 a janeiro de 2019. O levantamento comparou a confiabilidade e a disponibilidade de 18 diferentes plataformas de servidor e uma dúzia de distribuições de sistema operacional.

“A confiabilidade do servidor é imperativa. Os sistemas e as redes estão cada vez mais interconectados. Falhas de poucos minutos interrompem a produtividade e afetam negativamente os resultados”, disse Laura DiDio, analista principal da ITIC, em nota divulgada à imprensa.

“O custo do tempo de inatividade contínuo segue aumentando”, acrescentou ela. “Uma maioria de 86% dos entrevistados da ITIC diz que uma hora de tempo ocioso custa mais de US$300.000, e 34% de todas as empresas afirmam que o custo agora chega a um milhão.”

Entre os principais servidores, o IBM POWER8 e o IBM POWER9, juntamente com os servidores Lenovo x86, incluindo o Lenovo ThinkSystem, forneceram os mais altos níveis de tempo de atividade. Cada plataforma teve uma média de pouco menos de dois minutos de tempo de inatividade não planejado por ano/por servidor.

Confira os principais resultados da pesquisa

O IBM Z, o IBM Power Systems e o portfólio de servidores x86 da Lenovo, juntamente com o HPE Integrity e o Huawei KunLun, forneceram os mais altos níveis de disponibilidade de servidores, aplicativos e serviços. Ou seja: quando havia alguma interrupção, devido a uma falha inerente do sistema, a duração era baixa (entre um e cinco minutos).

Os participantes do questionário também deram notas altas a IBM, Lenovo, HPE, Huawei e Dell no que dizia respeito ao suporte técnico. Oito em cada 10 entrevistados classificaram o suporte da IBM e da Lenovo como “Excelente” ou “Muito Bom”. Apenas 1% dos clientes da IBM e da Lenovo e 3% dos usuários da HPE e da Huawei deram a esses fornecedores classificação “Ruim” ou “Insatisfatória”.

Ainda, os servidores IBM, Lenovo e Huawei tiveram menos problemas de qualidade ou falhas de disco rígido entre todas as distribuições de servidor nos primeiros anos de serviço. Menos de um por cento (0,4%) do IBM Z, por exemplo, apresentou falhas técnicas no primeiro ano de uso. Em seguida, vieram IBM Power Systems e Lenovo System, com 1% durante os primeiros 12 meses de implantação.

A edição 2019 do ITIC Global Server Hardware, Server OS Reliability Report está disponível on-line, na íntegra. Acesse e confira mais detalhes (em inglês).

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