A chave para alavancar os negócios e aumentar a produtividade passa por investir em soluções de TI. Com os softwares adequados, fica mais fácil monitorar uma linha de produção e os processos, encontrar os gargalos e solucioná-los.
A interligação dos sistemas também permite celeridade em toda cadeia de negócios, o que tem impacto direto na qualidade do produto final. O desejo pode se tornar realidade com um empurrãozinho da tecnologia. Mas vontade da maioria dos empreendedores por fim sempre será diminuir custos e elevar o rendimento. Continue a leitura e saiba mais.

Como a TI ajuda a aumentar a produtividade

Imagine que você seja cliente de um banco. Após anos como correntista, resolve abrir uma aplicação. O cadastro deveria ser instantâneo – afinal, todos os seus dados pessoais constam no sistema. Ocorre que os departamentos não “conversam” entre si e, por isso, é preciso redigir novamente nome, endereço, telefone, profissão…

Cenas como essa se repetem diariamente, em diferentes segmentos do mercado. Para o consumidor, é frustrante ter de gastar tanto tempo com atividades que poderiam ser simples. Caso surja um concorrente que ofereça as mesmas facilidades, mas com menos burocracia, a migração para o novo serviço é quase inevitável.

A empresa também perde de outras maneiras. Quanto mais horas desperdiçadas em processos morosos e redundantes, menor é o rendimento. No exemplo da agência bancária, os atendentes deixam de vender mais linhas de crédito ou de abrir mais contas, pois precisam completar, manualmente, um formulário que poderia ser automatizado.

A Tecnologia da Informação existe para solucionar esse tipo de problema. Pequenos ajustes na rotina de trabalho servem para evidenciar falhas e, assim, encontrar alternativas de otimização. Acompanhe outras vantagens:

Precisão

Digamos que uma rede de supermercados possua três unidades numa grande capital do país. O proprietário gostaria de saber qual loja é a mais rentável, mas não quer esperar pelo balanço mensal.

Com uma solução de TI, o sistema poderia coletar dados e gerar relatórios em tempo real. Seria possível observar o fluxo de caixa, o faturamento diário em cada ponto de venda e, melhor ainda, os horários de pico no atendimento.

Com base nessas informações, a gerência conseguiria traçar estratégias para aumentar a lucratividade nos locais menos movimentados. Uma promoção-relâmpago, por exemplo, poderia atrair mais público.

Mobilidade

Pense, agora, que o supermercadista do exemplo anterior viva em reuniões com fornecedores. Isso não precisa impedi-lo de acompanhar o dia a dia de cada operação da companhia.

Com a computação na nuvem, os softwares podem ser acessados de qualquer lugar. Não é mais necessário instalar um programa pesado num computador de mesa. Pode-se entrar no sistema até pelo celular, sem comprometer a segurança das informações.

Manutenção

Equipamentos sofrem desgaste natural. Se não houver uma manutenção periódica, a sobrecarga pode levar a uma pane completa. Aí, uma gráfica com uma impressora a menos ou uma sorveteria sem freezer, certamente, contabilizam prejuízos.

Nesses casos, a automatização do gerenciamento é bem-vinda. Dá para controlar o consumo de energia de um ambiente e observar pontos de saturação. Também fica fácil programar lembretes sobre a época certa de realizar revisões, limpezas ou reparos preventivos.

Entendeu como as soluções de TI podem aumentar a produtividade no seu empreendimento? Então aproveite para acompanhar nosso blog e conferir outras dicas sobre Tecnologia da Informação.

FECHAR [X]

Quer entender como serviços gerenciados poderão impactar em sua empresa?

Você também pode ligar para nós e conversar com um consultor

51 3061-4446

X

NOVO E-BOOK IMPACTO
DA TI

NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS

Esse ebook ajudará a entender o real impacto da TI no planejamento estratégico da sua empresa!