Investir em TI significa estar à frente da concorrência. Isso porque as soluções tecnológicas garantem uma visão holística do negócio. Assim, os gestores podem tomar decisões mais acertadas, o que proporciona vantagens competitivas no mercado. Veja como esse potencial se aplica na prática.

As vantagens competitivas da TI

Dentre os muitos benefícios que uma infraestrutura de TI oferece, destacamos a automatização dos processos. É esse ganho que eleva a produtividade, diminui os custos e reduz a possibilidade de erros no dia a dia. Vamos a um exemplo ilustrativo.

Digamos que uma indústria de biscoitos produziu 500 unidades num dia, mas os vendedores não tinham essa informação. Então, eles negociaram um lote de 1000 pacotes para o supermercado, sem saber que a fábrica não conseguiria suprir a demanda. O problema ocorreu porque os setores não dialogaram entre si.

Salvas as proporções, é mais ou menos isso que acontece quando uma companhia não tem sistemas interligados.  Porém, com soluções de TI, é possível registrar automaticamente a capacidade de produção. Os relatórios são atualizados em tempo real, facilitando a comunicação entre os colegas.

Desse modo, o diretor consegue alinhar as metas de cada área da empresa. Também pode identificar gargalos e propor melhorias para elevar a entrega. Pode ser que o sistema sinalize máquinas inoperantes com frequência. Se for o caso, deve-se substituir os equipamentos por modelos mais eficientes, que não requeiram tanta manutenção. Logo, a indústria retoma a plena atividade e torna-se mais produtiva.

O melhor de tudo é a precisão dos dados. As equipes sabem exatamente quantos pacotes de biscoito a fábrica produz, qual é a quantidade de ingredientes necessária e em quanto tempo a próxima fornada fica pronta. Não há risco de quebra de mercadoria nem de desperdício de insumos, pois a empresa pode adquirir a quantidade certa de farinha, fermento e açúcar da qual precisa.

Em resumo, a TI ajuda na gestão de processos. Imagine o que ela pode fazer em seu estabelecimento…

Como seu negócio pode se beneficiar com a TI

O exemplo descrito acima se adapta a qualquer segmento do mercado. Do escritório ao salão de beleza, da loja de departamentos ao mercadinho de esquina, sempre há processos que podem ser otimizados.

Aqui no blog, já falamos algumas vezes sobre as vantagens competitivas da TI. Temos posts detalhados sobre redução de custos operacionais e aumento da produtividade nos negócios. Só que não existe uma única receita que funcione para todos os nichos. Cada empreendimento demanda abordagens específicas.

Por essa razão, costumamos dizer que a tecnologia da informação não se resume a computadores e softwares. Ela atua como um braço estratégico das decisões corporativas. O monitoramento constante dos sistemas colabora para prevenir riscos, dirimir falhas e alocar os recursos de maneira mais eficiente, mas as soluções devem estar alinhadas aos objetivos da empresa.

Quer saber mais sobre as vantagens da TI? Então acesse os links e continue a leitura! Temos certeza de que, com a ajuda de profissionais especializados, você terá as ferramentas para desbancar a concorrência e conquistar cada vez mais sucesso.

 

FECHAR [X]

Quer entender como serviços gerenciados poderão impactar em sua empresa?

Você também pode ligar para nós e conversar com um consultor

51 3061-4446

X

NOVO E-BOOK IMPACTO
DA TI

NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS

Esse ebook ajudará a entender o real impacto da TI no planejamento estratégico da sua empresa!