Quais são e como se proteger dos principais golpes digitais?
Atualmente, há uma variedade de golpes digitais em circulação. Neste espaço, a Netfive esclarece o funcionamento dessas práticas e oferece orientações sobre como se proteger contra os principais e mais comuns.
Esses golpes têm afetado um grande número de pessoas, tanto no Rio Grande do Sul quanto em todo o Brasil.
Golpe do falso sequestro
Neste tipo de crime, o golpista, que normalmente já se encontra preso, liga de maneira aleatória para diversos números. A vítima atende e alguém simula uma voz de choro e medo, chama mãe ou pai, e diz que foi sequestrado. Assustada, a pessoa que atende ao telefonema costuma falar o nome de um filho, sobrinho ou de alguém próximo, mesmo sem perceber. Quando isso acontece, a própria vítima começa a passar informações que ajudam o criminoso a preencher as lacunas para completar o golpe.
Com essas informações, o bandido faz a pessoa acreditar, cada vez mais, que se trata de um sequestro verdadeiro. A partir daí, o criminoso mantém a vítima na linha e pede que sejam realizadas transferências bancárias para a conta de algum laranja.
Dica:
-
Em primeiro lugar, é preciso superar o choque inicial e manter a cabeça fria. Pergunte a si mesmo se faz sentido alguém da sua família ter sido sequestrado naquele momento. Onde estão seus familiares? Na escola? No trabalho?
​
-
Outra dica importante: não fale o nome da pessoa que poderia ter sido sequestrada. Dessa forma você evita passar para os criminosos informações que eles podem usar para deixar o golpe mais realista.
​
-
Além de não mencionar nomes — pelo menos nenhum nome verdadeiro —, não passe nenhuma informação pessoal sua ou de seus familiares. Não diga, por exemplo, onde mora, o seu nome, quanto ganha, quanto tem na sua conta bancária ou onde tem conta.
​
-
Caso tenha receio de desligar acreditando ser verdadeiro o sequestro, peça para que alguém próximo, como um familiar ou vizinho, faça contato com a suposta vítima para saber se está tudo bem.
​
-
Assim que você tiver certeza que seu familiar está bem, seguro e não foi sequestrado, pode simplesmente desligar o telefone e seguir com a sua vida. Dificilmente os criminosos ligarão de novo, porque já vão saber que você não caiu na armadilha.
Cuide da sua cidadania digital junto da Netfive e da Polícia Civíl do RS.
Ficamos à disposição para ajudar com qualquer dúvida sobre segurança digital.