Quais são e como se proteger dos principais golpes digitais?
Atualmente, há uma variedade de golpes digitais em circulação. Neste espaço, a Netfive esclarece o funcionamento dessas práticas e oferece orientações sobre como se proteger contra os principais e mais comuns.
Esses golpes têm afetado um grande número de pessoas, tanto no Rio Grande do Sul quanto em todo o Brasil.
Cartão de crédito clonado
O golpista faz contato com a vítima e se apresenta como funcionário de uma administradora de cartão de crédito. Ele informa que houve uma compra duvidosa no cartão da vítima e solicita que a pessoa confirme ou não a transação. Quando a vítima nega ter feito as transações e pede o cancelamento da operação, o "funcionário" informa que provavelmente houve uma clonagem e que, por isso, será necessário bloquear o cartão. O criminoso solicita, então, que seja realizada uma ligação para o 0800 da administradora para realizar o procedimento.
O ponto fundamental deste golpe, no entanto, é que o golpista que está na linha não finaliza a ligação. O cliente do cartão disca para o atendimento da empresa e o criminoso coloca uma gravação como se fosse do banco. Na sequência, acreditando que está falando com uma pessoa da administradora, a vítima fornece dados pessoais e do cartão de crédito, incluindo senha e o código verificador (os três dígitos de segurança que ficam no verso). Depois de obter estas informações, o suposto atendente da empresa informa que enviará um funcionário ou motoboy que trabalha para o banco para recolher o cartão clonado.
A vitima, então, dá o cartão cortado em duas partes, mas com os dados ainda legíveis e chip intacto. Com o cartão em mãos e sabendo os dados pessoais do cliente, os golpistas fazem compras em diversas lojas físicas e virtuais.
Dica:
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Instituições financeiras não recolhem cartões dos clientes, mesmo que estejam vencidos ou inutilizados.
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Da mesma forma, os bancos também não solicitam informações sensíveis por telefone. Não forneça nem digite seus dados.
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Se for descartar seu cartão por qualquer motivo, corte sempre o chip ao meio. Desta forma, vocêgarante que ele não seja utilizado por outras pessoas. O ideal é que você mesmo realize esse procedimento, para evitar que outras pessoas tenham acesso ao cartão.
Caso você receba alguma ligação de qualquer loja, instituição financeira ou administradora de cartão de crédito informando que seu cartão foi clonado ou desejando a confirmação de alguma compra que você não tenha feito, procure a sua agência bancária ou faça contato com o seu gerente de conta.
Cuide da sua cidadania digital junto da Netfive e da Polícia Civíl do RS.
Ficamos à disposição para ajudar com qualquer dúvida sobre segurança digital.