Quando falamos em tecnologia, a segurança dos sistemas continua sendo umas das principais preocupações. Invasão de criminosos, vazamento de dados e perda de documentos são problemas que tiram o sono de qualquer empresa. E, com ameaças cada vez mais sofisticadas na rede, é imprescindível que a estrutura de TI garanta a proteção adequada.

Porém, não adianta recorrer a parafernálias complexas e caras. A simplicidade pode ser o melhor caminho para um controle efetivo dos ambientes digitais. As soluções da Meraki, empresa do grupo Cisco, estão aí para provar isso.

Três fatores para garantir a segurança dos sistemas

Simplificar processos complicados ajuda a minimizar erros. E, infelizmente, o mundo corporativo está longe da perfeição. Veja três elementos que podem ser uma ameaça à segurança das organizações.

Falha humana – Convenhamos que pessoas costumam ser o elo mais fraco de uma instituição. Quando o contratempo acontece, a primeira hipótese para justificá-lo é alguma falha humana. Desatenção e inobservância às boas práticas podem levar a resultados catastróficos.

A questão é que ninguém consegue lidar com caminhos muito difíceis para resolver uma tarefa. A tendência é procurar atalhos. Por exemplo, sabe aquelas senhas quilométricas, cheias de letras, números e caracteres especiais? Se o sujeito precisa utilizar o sistema com frequência, é bem provável que ele anote o código de acesso num papelzinho. Imagina se a informação cai em mãos erradas…

Atualização do firmware – Deve-se manter os softwares sempre atualizados, é fato. Porém, a maioria das soluções no mercado requer instalações individuais em diferentes pontos da rede. O processo pode ser trabalhoso e muito demorado.

Pior ainda, alguns responsáveis pelo setor de TI relutam em realizar o upgrade. O pensamento segue aquela velha máxima de não mexer em time que está ganhando. Se os equipamentos funcionam, por que fazer uma atualização e arriscar incompatibilidades?

Acontece que, para o time continuar ganhando, é necessário manter a boa forma. Quem fica parado perde para o adversário – no caso, vírus, ransomware e outras ciberameaças.

Desconfiança – Embora sistemas complexos sejam árduos de usar, tem gestor que desconfia das soluções simples. Uma interface intuitiva e clean, de acordo com essa perspectiva, provavelmente não vai contribuir para a segurança dos dados.

Pura bobagem. Está na hora de derrubar o mito da tecnologia inacessível. Os recursos de segurança avançaram bastante e ficaram mais robustos. Junto a essa capacidade técnica, o design colabora para facilitar a usabilidade.

Meraki aposta na simplicidade das soluções

Simplicidade é um dos valores da Meraki. As soluções dessa marca asseguram a proteção de sua estrutura de TI de um jeito descomplicado.

Além dos poderosos recursos de firewall e detecção de malwares, há integração com outros produtos da família Cisco. Isso faz com que o sistema opere de maneira muito mais eficiente.

A atualização do firmware é automática. Você pode programar os upgrades para o horário mais conveniente. E a instalação é tão rápida quanto ligar um computador!

Tudo isso, claro, é gerenciado numa interface amigável, com ferramentas fáceis de usar. Ninguém precisa ser especialista em TI – nem decorar senhas quilométricas – para operar o dashboard.

Quer saber mais? Então entre em contato com a NetFive e descubra como as soluções Meraki podem fazer a diferença no seu negócio.

FECHAR [X]

Quer entender como serviços gerenciados poderão impactar em sua empresa?

Você também pode ligar para nós e conversar com um consultor

51 3061-4446

X

NOVO E-BOOK IMPACTO
DA TI

NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS

Esse ebook ajudará a entender o real impacto da TI no planejamento estratégico da sua empresa!