Toda empresa passa, em algum momento, pela necessidade de avaliar e readequar suas despesas. Seja no início do ano ou no final, para viabilizar um investimento pontual, ou em momentos econômicos não muito favoráveis do mercado, essa hora certamente vai chegar. E quando se trata de custos, a área de TI é uma das que mais pesam, devido à grande demanda de tecnologia e pessoal qualificado. Nesse cenário, tomar a iniciativa e apresentar alternativas para reduzir as despesas pode ser uma importante demonstração de proatividade, versatilidade e desejo de contribuir para o avanço do negócio, tanto para o gestor quanto para a sua equipe.

Até o final de 2016, 25% das 2000 maiores empresas públicas do mundo utilizarão métodos de TI de alta velocidade (Global 2000). Otimizar a produção afim de acompanhar a velocidade dos negócios é essencial. A High Velocity já é um conceito em evidência entre os profissionais da área e uma realidade nesta nova cara da TI, muito mais estratégica. Para investir em inovação já no próximo ano, os CIOs pretendem reduzir custos com a eliminação de estruturas ineficientes.

É fundamental entender que nem sempre a tecnologia mais atual é válida em qualquer negócio. Por isso a importância em estar alinhado à estratégia do negócio, atento aos seus objetivos de curto e longo prazo. Segundo dados da Gartner, até 20% dos investimentos podem ser reduzidos se a empresa optar por trocar os serviços de diversos servidores mais fracos por servidores mais potentes. A Nuvem também é uma importante aliada nessa busca por mais economia, e já é utilizada em mais de 40,7% das soluções para escritórios.

Terceirize

Processos automatizados são mais eficientes porque reduzem ou eliminam integralmente os erros humanos, gerando menos custos com retrabalho. Apesar disso, apenas 10% dos profissionais de TI  adotam a prática de fato. Contar com uma equipe interna e apoio externo é outra estratégia que funciona. A terceirização agrega mais conhecimento técnico, inovação e contribui para o foco no negócio. A infraestrutura como serviço oferecida por algumas consultorias de TI disponibiliza aos clientes equipamento, licenciamento e serviço em uma única solução. Assim, elimina-se gastos não planejados e fornece-se a infraestrutura na medida certa, em um investimento linear que acompanhe o crescimento da empresa.

Para conhecer mais sugestões para a redução de custos na TI, com outros dados Gartner e dicas de especialistas baixe o material gratuitamente:

 

Download gratuito
FECHAR [X]

Quer entender como serviços gerenciados poderão impactar em sua empresa?

Você também pode ligar para nós e conversar com um consultor

51 3061-4446

X

NOVO E-BOOK IMPACTO
DA TI

NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS

Esse ebook ajudará a entender o real impacto da TI no planejamento estratégico da sua empresa!