Existem diferentes motivos para contratar uma empresa de TI. Os serviços colaboram na redução de custos, na integração dos departamentos corporativos e no aumento da segurança. Portanto, trata-se de uma escolha estratégica, que deve ser tomada com cautela.

O que avaliar numa empresa de TI

Abaixo, listamos cinco recomendações que todo empresário deve seguir. São meios para atestar a qualidade – tanto dos profissionais quanto dos produtos e serviços que eles oferecem. Confira o que levar em conta, ao recorrer a soluções de TI.

1.Avalie o portfólio de serviços

O investimento em tecnologia deve ser estratégico para a organização. Isso significa que, antes de contratar uma empresa de TI, é preciso identificar por que os serviços são necessários.

Talvez a automatização de processos aumente a produtividade e a margem de lucro. Pode ser que o monitoramento das atividades evite sobrecargas do sistema, garantindo a longevidade dos equipamentos. Qualquer que seja sua necessidade, certifique-se de que a equipe de especialistas ofereça uma solução compatível.

2.Faça uma pesquisa de preços

A Tecnologia da Informação requer um aporte financeiro que, num primeiro momento, pode parecer salgado para pequenos e médios empreendedores. Porém, a verba tende a se pagar no longo prazo, devido aos ganhos em produtividade e segurança.

De todo modo, desconfie de preços fora da realidade de mercado. Compare orçamentos para obter uma média. Valores muito abaixo desse número acendem o sinal amarelo para falta de qualidade técnica. Já cifras exorbitantes só se justificam se a relação custo/benefício for igualmente alta.

3.Verifique a reputação da marca

O valor de um serviço de TI não se resume à questão financeira. O depoimento de clientes anteriores pode lhe ajudar a decidir se vale a pena dar seguimento à operação. Por isso, converse com gestores que tenham contratado a empresa. Questione sobre a agilidade, a precisão e a eficácia das soluções implementadas.

Você também tem a opção de consultar órgãos de defesa do consumidor ou sites como o Reclame Aqui. Esse último registra testemunhos de clientes, bem como resoluções para possíveis problemas.

4.Garanta o suporte para suas necessidades

Por mais eficiente que seja uma empresa de TI, a estrutura pode apresentar problemas. Nessas horas, contar com o suporte técnico adequado garante que não haja gargalos nos processos internos nem queda da produtividade.

Antes de assinar o contrato, certifique-se de que a equipe fornecerá apoio para lidar com falhas operacionais. Observe, especialmente, questões como horários de atendimento e prazos para “apagar incêndios”. Quanto mais célere for a resposta, melhor para o seu empreendimento.

5.Informe-se sobre a área

A vantagem de delegar os serviços de TI a um grupo terceirizado é contar com especialistas. Os profissionais conhecem o mercado a fundo e têm acesso a tecnologias de ponta.

No entanto, isso não impede que você também estude o tema. Procure entender os serviços para além da linguagem técnica. Busque referências sobre novidades do setor e tire todas as suas dúvidas. Mais que conhecer o que o sistema faz, tente compreender por que o produto é o melhor para o seu caso.

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