Cases

Migração de infraestrutura de TI com alta disponibilidade

O escritório Papaleo e Vieira Advogados, de forte tradição no cenário gaúcho, encontrou na NetFive o parceiro ideal para suas demandas em infraestrutura de TI. Alinhada com as premissas de alta disponibilidade, confidencialidade dos dados armazenados e continuidade de todos os serviços de TI, a NetFive foi além da reestruturação da infraestrutura: atuou como parceira de negócio, sendo definidora para a viabilização do projeto. Depois de estudar as opções de mercado, a NetFive indicou a solução de financiamento, respeitando a disponibilidade financeira alocada para o projeto. O benefício adicional é que o cliente teve sua nova infraestrutura em 2 meses e conseguiu um prazo de 36 meses para pagar, com a melhor taxa disponível.

 

A melhoria da produtividade empresarial está diretamente ligada ao bom funcionamento da estrutura de TI, no que a NetFive auxilia com grande zelo e qualidade.

Marcelo Papaleo

Diretor da Papaleo Advogados, Papaleo

Perfil do Cliente

A Papaleo e Vieira Advogados (papaleoadvogados.com.br) é uma das principais assessorias trabalhistas empresariais do Rio Grande do Sul. Fundado em 1971, o escritório atende empresas de grande porte e presta serviços de consultoria e contencioso.

Desafio

Remodelar a infraestrutura em TI com zero impacto para os usuários. A premissa era modernizar os recursos, garantir a alta disponibilidade dos serviços de TI e manter a segurança nos mais altos níveis, preservando a confidencialidade dos dados.

Objetivo

O principal objetivo da Papaleo e Vieira, na renovação de sua infraestrutura em TI, era encontrar uma solução segura, com alta disponibilidade (HA) e que pudesse ter etapas implementadas gradativamente, diluindo o aporte financeiro necessário.

Solução

Segundo Henrique Schneider, responsável pela entrega da solução completa na NetFive, “Como era fundamental manter os serviços rodando, dedicamos um bom tempo para planejar a virada de chave, com antecedência, para que os usuários não sentissem a mudança. Assim tudo correu bem na atualização do sistema operacional, na migração dos e-mails para a nova plataforma e demais detalhes da troca da infraestrutura”. Henrique é sócio-diretor da NetFive e tem as seguintes certificações: ITIL v3 Foundation Certified; RHCE – Red Hat Certified Engineer; Linux Professional Institute Certificate Level 3; LPIC-3/302 Mixed Environment Specialist; LPIC-3/303 Security Specialist; LPIC-3/304 Virtualization and High Availability.

Segurança garantida

O requisito segurança é de grande prioridade para a Papaleo e Vieira. Por isso foi adotado o pfSense, que é um software livre baseado no sistema operacional FreeBSD e adaptado para assumir o papel de um firewall.

Legado preservado

No desenho da solução para a nova infraestrutura, foram identificados os itens legados que precisavam ser mantidos. Os principais foram o Microsoft Active Directory e o banco de dados MS SQL, requisitos para o sistema de gestão largamente adotado no segmento jurídico (Tedesco Tecnologia).

Estrutura redundante para alta disponibilidade

Os servidores, inclusive de armazenamento de arquivos, são redundantes, garantindo disponibilidade contínua de todos os serviços de tecnologia da informação.

Estabilidade para serviço de e-mails

A nova solução dotada para e-mails foi o Zimbra 8, uma ferramenta de código aberto (open source) para comunicação e colaboração adotada por mais de 5.000 clientes no mundo inteiro. Com o Zimbra é possível gerenciar e-mails, contatos, calendários e documentos, entre outras funcionalidades, a partir de qualquer dispositivo: desktop, tablet e celular. É compatível com Windows, Mac e Linux; sincroniza com dispositivos móveis Blackberry, Android e Iphone (IOS); suporta IMAP / POP, Outlook (MAPI) ISync, ICal, CalDav, RSS; hospedagem em servidor tradicional ou na nuvem. O Zimbra reduz o custo de propriedade (TCO), otimizando o gerenciamento de e-mails, de servidores de e-mail e de suporte para estes serviços.

Desktops virtualizados

Foi adotada a virtualização de desktops com o XenDesktop, da Citrix, que entrega aplicativos e desktops como serviços móveis. Isto significa que o foco do departamento de TI fica no negócio, ao mesmo tempo que reduz custos centralizando o controle e segurança da propriedade intelectual. As tecnologias HDX permitem que o XenDesktop forneça um aplicativo nativo, com ambiente com suporte para toque, que é otimizado para o tipo de dispositivo e para a rede.

Troca gradativa de estações de trabalho

À medida que as estações de trabalho precisam de reposição, as tradicionais CPUs vão sendo substituídas por Thinclients, máquinas pequenas e leves, que consomem menos energia elétrica. A estação de trabalho tem o mesmo desempenho e interface para o usuário, que realiza suas tarefas com os periféricos clássicos: mouse, teclado e monitor.

Resultado

Para Marcelo Papaleo, sócio do escritório, “A equipe do escritório ficou plenamente satisfeita com a migração de infraestrutura, que ocorreu sem maiores transtornos.

A modernização da infraestrutura trouxe resultados positivos:

  • Alta disponibilidade (HA) e blindagem nos serviços de tecnologia da informação.
  • Agilidade nas manutenções de servidores e desktops.
  • A virtualização de desktops proporciona uma economia de 30 a 40% em cada nova estação de trabalho, além da redução no consumo de energia elétrica, já que as estações de trabalho (Thinclients  e respectivos periféricos) consomem 70% menos energia do que as tradicionais CPUs.

 

Benefícios para o Cliente

  • Dados blindados: a confidencialidade é premissa das mais valiosas para o Direito. Com a nova solução de firewall, as informações ficaram ainda mais seguras.
  • Mobilidade corporativa: trabalhar de casa, o conhecido homeoffice, é uma forte tendência mundial, que motiva as pessoas e incrementa a produtividade de quem tem esta oportunidade. Com a virtualização de desktops, o colaborador acessa tudo o que precisa como se estivesse no ambiente corporativo, via navegador de internet.
  • Compatibilidade com dispositivos móveis: o desktop corporativo pode ser acessado não apenas de desktops, mas também de notebooks, netbooks, tablets e smartphones. Tudo isso em qualquer lugar com acesso a Internet.
  • Viabilização através de financiamento: por sugestão da NetFive, o projeto foi viabilizado através de financiamento em 36x pela HP Financial, com taxa menor que a do BNDES. O cliente teve sua nova infraestrutura disponível em apenas 2 meses, com um prazo de 36 meses para pagar.