Cases

Melhor custo x benefício para solução de segurança de rede

A atuação conjunta entre a NetFive e o cliente, no início do projeto, foi decisiva na solução adotada para a segurança de borda de rede. O Grupo SABEMI buscava a melhor alternativa para gateway, do ponto de vista técnico, sem deixar de lado o fator custo. A NetFive, certificada em FortiNet, selecionou o produto adequado à demanda do Grupo SABEMI e realizou o trabalho de ponta a ponta: planejamento, implementação e treinamento, capacitando o cliente para garantir autonomia na administração da nova solução.

 

Perfil do Cliente

O Grupo SABEMI, fundado há mais de 40 anos, é formado por empresas que atuam nos segmentos de seguros, previdência, tecnologia da informação e serviços financeiros. Detém uma expressiva participação no mercado de seguros de vida e previdência privada, além de ser um dos maiores operadores de crédito consignado a servidores públicos no Brasil.

Desafio

Verificar se sua solução de segurança de borda (Microsoft Forefront Unified Access Gateway – UAG) deveria ser renovada ou substituída, atendendo à premissa de priorizar o quesito performance entre as opções disponíveis no mercado.

Objetivo

Atualizar a solução de segurança de borda para cerca de 500 usuários, protegendo a rede contra vírus, ameaças de invasão, intrusão, vazamento de informação, controle de aplicações e de internet.

Solução

De acordo com Carlos Magno Morales Tavares, responsável pelo projeto na NetFive, “Para encontrar a solução ideal de gateway, pesquisamos alternativas de mercado junto com a equipe de TI do Grupo SABEMI. A opção pelo FortiGate foi porque o produto teve o melhor desempenho em estudos realizados pelo Instituto Gartner.” Carlos Magno é sócio-diretor da NetFive, certificado FortiNet em FCNSA (Fortinet Certified Network Security Administrator) e FCNSP (Fortinet Certified Network Security Professional).

UTM – a evolução do firewall

A solução UTM (Unified Threat Management) é considerada a evolução do firewall e foi criada para o setor de segurança de redes. O UTM é um appliance, ou seja, um dispositivo único com hardware e software, desempenhando várias funções: firewall, prevenção de intrusões, antivírus, VPN, filtragem de conteúdo, balanceamento de carga e geração de relatórios informativos e gerenciais sobre a rede. Esta unificação permite o gerenciamento da segurança em um único painel, otimizando o tempo da equipe de TI e facilitando a prevenção, detecção e ação contra ameaças de variadas fontes.

FortiGate Next-Gen Firewall

O FortiGate combina performance, densidade de portas e conectividade para simplificar a rede e diminuir a demanda de administração, garantindo a máxima segurança em diversos níveis.

Alta disponibilidade

Foram configurados dois appliances trabalhando em conjunto, garantindo alta disponibilidade (HA) na proteção da rede. Isto significa que, se um appliance deixa de funcionar temporariamente, o outro assume imediatamente, sem perda de segurança, num processo transparente (imperceptível) para os usuários.

Resultado

A mudança na solução de segurança de borda de rede com a consultoria da NetFive foi bem sucedida e entregou os seguintes resultados:

  • Foi implementada a melhor solução UTM de mercado, mitigando riscos e ameaças para toda a rede.
  • A proteção da rede passou a ser ainda mais efetiva, pois além de filtrar os pacotes de dados, atua no controle de aplicação e filtro de web por categoria.
  • A migração da solução, em seu momento crítico (a virada de chave), ocorreu num final de semana e sem paradas, devido ao planejamento prévio bem estruturado.

 

Benefícios para o Cliente

  • Aquisição de conhecimento:o projeto contou com uma semana de treinamento, em que a NetFive repassou conhecimento de FortiGate e FortiManager à equipe técnica do Grupo SABEMI, logo após a implementação, dando autonomia ao cliente para a administração do novo equipamento.
  • Otimização do recurso financeiro alocado:
    o produto FortiNet escolhido foi dimensionado de acordo com o porte e a demanda do Grupo SABEMI, otimizando o investimento.