Case

A mais moderna montadora de ônibus da América Latina inova na virtualização de infraestrutura de TI

A Comil, uma das maiores montadoras de ônibus do Brasil, escolheu a NetFive como parceira para um ousado projeto – a abertura da mais moderna planta para a produção de ônibus da América Latina. A inovação na unidade industrial de Lorena/SP está em cada detalhe. A fábrica modelo, expansível e replicável para qualquer lugar do mundo, inspirou o conceito proposto pela NetFive: a virtualização em infraestrutura. O resultado é um dos mais expressivos cases de virtualização de desktops e aplicativos da Citrix na América Latina, com nuvem privada e mobilidade corporativa, tudo com altos níveis de disponibilidade, desempenho, otimização e proteção de redes.

 

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Além de toda a qualidade da NetFive na atuação das soluções que oferece, a atenção e o retorno sempre imediato para as necessidades de seus clientes só consolidam a nossa parceria.

Katiano Favretto

Coordenador Geral de PCP, TI e Mesa de Operações da Comil, Comil

Perfil do Cliente

A Comil é uma das principais montadoras de ônibus do Brasil. Com matriz em Erechim/RS e filial em Lorena/SP, produz ônibus urbanos, micros, rodoviários e especiais, que circulam em mais de 30 países. A Comil emprega cerca de 3.300 pessoas.

 

Desafio

Desenhar uma solução de gestão de infra-estrutura em TI que acompanhasse o conceito inovador do cliente na abertura de sua nova montadora, a mais moderna planta em seu setor. O principal requisito era a expansibilidade e replicabilidade da fábrica modelo em qualquer lugar do mundo, com a máxima agilidade e o mínimo custo de implementação (CAPEX) e manutenção (OPEX) possíveis.

 

Objetivo

O principal objetivo da Comil era atingir uma excelente relação custo x benefício em infraestrutura de TI, desde que cumpridos os requisitos de segurança de redes; alta disponibilidade de aplicativos corporativos; agilidade na manutenção e instalação de novas estações de trabalho; compatibilidade com dispositivos móveis (tablets e smartphones); mobilidade empresarial (trabalho remoto, fora das instalações da empresa).

Solução

Segundo Norton Azzolini, líder do projeto na NetFive, “Foram realizados diversos estudos, sobre a arquitetura da solução e a plataforma tecnológica, considerando os investimentos necessários, até chegar ao modelo ideal. Foi um trabalho colaborativo com a Comil, um cliente fantástico, e um parceiro que confiamos muito, a Citrix”. Norton é sócio-diretor da NetFive, atuou no projeto como Consultor em Infraestrutura e é certificado Citrix em XenApp.

Nuvem privada

A ideia foi trabalhar toda a infraestrutura de TI na nuvem (cloud computing). É uma nuvem privada, com toda a segurança nas duas pontas – o datacenter próprio em Erechim e as estações de trabalho em Lorena ou qualquer lugar do mundo. Como todos os aplicativos, tanto sistema operacional como demais programas utilizados, estão centralizados em Erechim, a infraestrutura foi reforçada para comportar a conexão dos servidores e estações de trabalho em Lorena. Então a fábrica nova tem uma infraestrutura enxuta, otimizada como uso de ThinClients.

 

Desktop e aplicativos virtualizados

Dois produtos da Citrix são os responsáveis pela virtualização: o XenDesktop e o XenApp. O XenDesktop entrega aplicativos e desktops como serviços móveis. Isto significa que o foco do departamento de TI fica no negócio, ao mesmo tempo que reduz custos centralizando o controle e segurança da propriedade intelectual. Incorporando o XenApp, o XenDesktop pode fornecer todos os desktops ou apenas os aplicativos para qualquer dispositivo. As tecnologias HDX permitem que o XenDesktop forneça um aplicativo nativo, com ambiente com suporte para toque, que é otimizado para o tipo de dispositivo e para a rede. O XenApp é líder de mercado para entrega de aplicativos virtuais, fornecendo aplicativos Windows na forma de serviços móveis seguros.

Redes otimizadas e protegidas

O NetScaler e o CloudBridge, da Citrix, garantem a otimização e a proteção das redes. O NetScaler é o mais avançado controlador de entrega de aplicativos da Web (ADC – Application Delivery Controller), já que executa aplicativos remotos cinco vezes melhor do que as soluções concorrentes e garante que estejam sempre disponíveis, além de otimizar, proteger e controlar a entrega de todos os serviços empresariais e na nuvem. Adotar o NetScaler maximiza a experiência dos usuários finais, incluindo clientes móveis, e reduz significativamente os custos de propriedade de aplicativos. Já o CloudBridge conecta e acelera aplicativos, otimizando a utilização da largura de banda na rede privada e oferecendo uma plataforma para aplicativos de terceiros. A adoção do CloudBridge permite a ampliação do datacenter com a capacidade infinita e a eficiência elástica típicas dos provedores de nuvem pública com o benefício adicional de simplificar as redes de escritório de filial sem sacrificar o fornecimento de serviço. É a otimização de rede de longa distância (WAN) com conectividade de nuvem transparente, segura e integrada.

Como funciona para o usuário?

Em Lorena, o colaborador da Comil trabalha numa estação de trabalho típica, com monitor, mouse e teclado. A única diferença é que, ao invés de uma grande e espaçosa CPU, há o Thinclient, uma máquina pequena e leve, que consome menos energia. Também existem totens em Lorena, no chão de fábrica, que utilizam a mesma plataforma. Então o colaborador faz login na rede, com seu usuário do AD, onde são definidas e administradas todas suas permissões de acesso. Após entrar com seu usuário e senha, rapidamente visualiza a conhecida tela inicial do Windows, ou desktop, com os atalhos para os programas que usa. A experiência de uso é exatamente a mesma, como se estivesse numa estação de trabalho convencional. Sem arquivos locais, tudo fica centralizado nos servidores. A entrega de todos os dados é feita por streaming, não os arquivos em si. Por isso, é rápido abrir e editar um arquivo de 20Mb, por exemplo, mesmo numa conexão com Internet via modem 3G ou 4G. Quando o colaborador logar novamente, na empresa ou em outro local/dispositivo, o desktop carrega do mesmo ponto em que foi deixado na última sessão, sem a necessidade de reiniciar.

Resultado

A decisão de virtualizar a nova montadora foi sinônimo de bons resultados, entre os quais:

  • Economia total de 30% em infraestrutura física em relação à solução tradicional, que seria replicar a mesma estrutura de Erechim na nova fábrica em Lorena.
  • Economia de 30 a 40% em cada estação de trabalho.
  • Redução no consumo de energia elétrica, já que as estações de trabalho (Thinclients e respectivos periféricos) consomem 70% menos energia do que as tradicionais CPUs.

 

Benefícios para o Cliente

  • Mobilidade corporativa: este é o sonho de muita gente. Trabalhar de casa, o conhecido homeoffice, é uma forte tendência mundial, que motiva as pessoas e incrementa a produtividade de quem tem esta oportunidade. O colaborador acessa tudo o que precisa como se estivesse no ambiente corporativo, via navegador de internet.
  • Compatibilidade com dispositivos móveis: o desktop e os aplicativos corporativos podem ser acessados não apenas de desktops, mas também de notebooks, netbooks, tablets e smartphones. Tudo isso em qualquer lugar com acesso a Internet.
  • Contrato SLA: com a virtualização, o modelo de gestão de infraestrutura de TI é o mais enxuto possível. Depois do investimento inicial, o custo mensal é sensivelmente reduzido (em comparação a modelos convencionais), garantindo grande agilidade na manutenção de servidores e estações de trabalho.

 

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