Por Vagner Christ, consultor de TI da NetFive

Periodicamente é importante checar a saúde da TI, seus ativos e recursos computacionais para medir sua capacidade e performance. Sem a adoção dessa rotina, os recursos podem esgotar-se e, literalmente, promover a parada de um serviço. Isso é percebido em diversas ocasiões, com uma caixa de e-mail ou um servidor de arquivo lotados, no atingimento do limite de usuários provido por uma determinada licença, ou ainda na baixa performance de um site que tem seu tempo de resposta reduzido com cem acessos simultâneos.

A fim de atender a essa demanda surgiram ferramentas que auxiliam no Gerenciamento de Performance e no Planejamento de Capacidade, mas de forma complementar também são importantes a análise crítica de um profissional da área/consultor e a aplicação das melhores práticas. Assim é possível adquirir uma visão eficaz e permanente do ambiente de TI, quanto ao bom e mau uso dos recursos, e contar com auxílio no planejamento e aquisição de novos recursos.

Solução Zabbix

A obtenção de novos equipamentos pode levar várias semanas, exigindo um planejamento antecipado pelo administrador de TI sobre a utilização de recursos para os próximos meses. Com os dados coletados pelo Zabbix é possível analisar facilmente, por exemplo, o crescimento do uso do disco e saber exatamente quando o espaço disponível será esgotado. Assim fica mais fácil evitar a ocorrência de incidentes críticos, como sobrecarga de energia, uso excessivo do link na internet ou exaustão de armazenamento.

A maioria dos recursos de TI disponíveis nas empresas estão bem acima da necessidade real. Um exemplo seria o uso de uma porta de switch Gigabit Ethernet (1 Gbps) para um servidor com uma interface de 100Mbps. Com o Zabbix detecta-se, facilmente, o desperdício de CPU, memória, disco ou largura de banda de rede, não só em um único dispositivo, mas também em um grupo inteiro de servidores. Desta forma, fica fácil realocar aplicações e equipamentos para melhor utilizar os recursos disponíveis.

(Fonte: Zabbix.com)